COPA DO MUNDO DE 1994
A Copa do Mundo de 1994 foi sediada nos Estados Unidos, apesar da pouca tradição do futebol no país. A Copa 94 também bateu todos os recordes de público, mantido até hoje.
Com um futebol extremante eficiente e com um grupo muito unido liderado pelo polêmico craque Romário, a Seleção brasileira conquistou o quarto título mundial.
Foi uma copa de surpresas. A Bulgária que até ali em 6 participações anteriores jamais havia vencido um jogo de Copa do Mundo superou grandes favoritos, sendo a 1ª colocada em um grupo que tinha a Argentina, além de eliminar em um jogo emocionante a Alemanha, até então a Campeã mundial, por 2 a 1 nas quartas de final. Outra surpresa foi a Nigéria, com seu futebol ofensivo. Romênia e Suécia também surpreenderam. Aliás, os suecos ficaram com o 3º lugar ao derrotar a Bulgária por 4 a 0.
Descrição
A Argentina, que tinha Batistuta, Cannigia, Redondo caiu prematuramente nas oitavas de final, diante da Romênia de Haggi, Radociou e Popescu, por 3 a 2. O escândalo do doping de Maradona, expulso do mundial, foi supostamente decisivo para o desequilíbrio do time que vinha bem até então, entretanto, a seleção argentina só havia enfrentado times fracos, e Maradona só havia feito um gol, contra a inexpressiva Grécia. A grande decepção da copa foi a Colômbia. Credenciada por uma implacável goleada contra a Argentina por 5 a 0, pelas eliminatórias, em plena Buenos Aires, os colombianos chegaram aos EUA com status de favoritos. Só que perderam na estréia para a Romênia por 3 a 1 e perderam o rumo na competição. No jogo seguinte fizeram a festa dos anfitriões perdendo por 2 a 1. A solitária vitória sobre a Suíça por 2 a 0 de nada valeu e a seleção sul americana que voltou a sua realidade de seleção de porte médio. O Brasil, liderado por Romário, dirigido pela dupla Parreira e Zagallo, foi para Copa 94 desacreditado pela difícil campanha nas Eliminatórias. Jogando um futebol burocrático, porém consistente em seu sistema de marcação e obediência tática, a seleção canarinho tinha na dupla de ataque Bebeto e Romário sua principal arma. Ganhou da Rússia por 2 a 0, de Camarões por 3 a 0 e empatou com a Suécia em 1 a 1. Nas oitavas ganhou por 1 a 0 dos Estados Unidos em pleno feriado da independência americana. Nas quartas um grande jogo: Brasil e Holanda. A seleção marca 2 a 0 no segundo tempo. A Holanda reage com Bergkamp e Winter; Branco amplia, 3 a 2 e o Brasil volta s semifinais de uma Copa. A seleção canarinho vence a Suécia com um gol de cabeça do baixinho Romário e 24 anos depois está numa final de copa, novamente contra a Itália. Já a Itália de Roberto Baggio teve duas fases distintas: uma campanha razoável na 1ª fase, classificando-se somente no número de gols marcados, em um grupo considerado de nível técnico mediano, com seleções do porte de México, Irlanda e Noruega; na fase subseqüente, a partir das oitavas, quando eliminou sucessivamente Nigéria, Espanha e Bulgária, todos por 2 a 1, com Baggio brilhando.
Final
A final, entre Brasil e Itália, entrou para a história por dois motivos: Primeiro, por fazer surgir a primeira seleção a conquistar o quarto título mundial (ambos os países já tinham ganho três mundiais). Segundo, porque foi a primeira vez que a final de uma Copa do Mundo foi decidida nos pênaltis. O jogo terminou em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. A vitória do Brasil veio após uma defesa do goleiro Taffarel e um chute para fora dos italianos Roberto Baggio e Franco Baresi. O Brasil recuperava a coroa e conquistava assim o inédito quarto título da copa do mundo, igualado apenas no mundial de 2006, pela própria Itália, que perdeu para o Brasil nesta final de 1994. O grande destaque da copa foi o “baixinho” Romário, que com seus cinco gols e assistências perfeitas, como aquela em que deu Bebeto contra os EUA, foi o principal nome brasileiro na Copa. Craque, polêmico, galanteador e boêmio, o baixinho brilhou e confirmou a sua espetácular fase vivida então no Barcelona; para alguns, o grande nome da Copa.
Licenciado sob a GNU Free Documentation License. Fonte de Wikipédia Copa do Mundo de 1994.