EUDOXO DE CNIDO

Eudoxo de Cnido, (Cnidos, atual Turquia, 390 a.C. – 338 a.C.) foi Astrônomo, matemático e filósofo grego.

Viajou para o Egito, de onde teria trazido o cálculo mais exato do ano solar que introduziu na Grécia. O valor que atribuía era de 365 dias e 1/4, valor esse que foi adotado pelo calendário juliano.

Viveu quase sempre em sua cidade natal, onde fundou em escola e um observatório. Definiu, também, o período de oito anos, chamado octateride e que tinha papel importante no calendário grego.

Inventou diversos instrumentos, entre os quais a “aranha”, que era um quadrante solar e que foi assim chamado devido às linhas entrecruzadas que o compõem.

Seus trabalhos matemáticos, ao que se sabe, são também importantes. É-lhe atribuída a invenção do método de exaustão, que permitia aproximar duas quantidades desiguais, tanto quanto se desejasse, pelo esgotamento de suas diferenças. Também teria formulado diversos novos teoremas e se interessou pelas questões relacionadas com as seções cônicas.

Mas foi sobretudo a sua hipótese cosmológica que maior impacto causou sobre a ciência grega. Esta hipótese de esferas homocêntricas é regida pelo princípio de unidade do sistema do mundo, da simetria e econômia que devem reinar. Considera cada planeta como formando um céu à parte, constituído por esferas concêntricas cujos movimentos, ao se multiplicarem, levam os próprios planetas a se movimentar. Interessou-se também pela moral; teria sido o fundador do hedonismo, afirmando a identidade do prazer e do bem.

Eudoxo também freqüentou a Academia de Platão.

Leave a Reply