Hefesto

Hefesto, (Vulcano – Na Mitologia Romana, é o deus do fogo, dos metais e da metalurgia. Conhecido entre os gregos como o artesão divino, o perfeito metalurgista e patrono dos ferreiros. Suas oficinas eram a ilha de Lemos e o monte Etna, onde trabalhava auxiliado pelos ciclopes e por servas de ouro em tudo semelhantes a moças vivas.

Entre seus trabalhos estão: O ceptro de Agamemnon, criação e confecção da couraça de Hércules, as flechas de Apolo, o escudo de Aquiles, o carro do Sol, a coroa de Ariadne, o ceptro e os raios de Zeus, e ricas jóias para as deusas.

O nascimento de Hefesto

Enraivecida pelas feridas que as constantes ausências de Zeus abriram em seu coração, Hera só podia pensar em vinganças. Sozinha, em seu palácio no Olimpo, ela tramava planos para punir as seguidas infidelidades de seu divino esposo. Hera então decidiu gerar um filho sozinha sem a concepção de Zeus para anunciar aos deuses o abandono que seu esposo impusera.

Haveria de ser uma criança bela como a mãe para fazerem os deuses vibrarem de emoção e de felicidade. No entanto, talvez devido a sua angustia e raiva, o pequeno Hefestos nasceu feio, disforme e coxo. Não lhe alegrava o coração e nem serviria de instrumento para a sua vingança, pois jamais teria coragem de apresentar tão horrenda criança. Envergonhada, agarrou o menino com ambas as mãos e, do alto do Olimpo, atirou-o ao mar.

Do fundo do oceano, a nereida Tétis e sua amigas Eurínome viram quando o pequeno corpo mergulhou. Apanharam-no e, com extremo carinho, agasalharam-no em seus braços, levando-o para uma caverna escondida, onde cuidaram dele por nove anos, ensinando-lhe neste período o trabalhar com metais.

A vingança de Hefesto

Hefestos decide vingar-se da mãe que o rejeitou quando recém-nascido. Fabricando um lindo trono de ouro, capaz de hipnotizar os deuses com sua beleza. O trono é enviado ao Olimpo onde é visto por todos os deuses que se reúnem ao seu redor encantados com magnifica obra. Inclusive Hera, que não demora a sentar-se nele. Ali fica por horas, mas aos poucos todos os deuses vão embora e ao anoitecer Hera sozinha tenta levantar-se, mas percebe que esta presa e num gesto de desespero começa a gritar acordando todos do palácio, inclusive seu marido Zeus.

Os deuses comparecem mas nenhum consegue quebrar o encanto do trono de ouro. Descobrem que o responsável pela armadilha foi Hefestos. Zeus pede a Dionísio que visite a Ilha vulcânica de Lemnos e traga Hefestos. Dionísio só consegue convense-lo após embriagá-lo com vinho. Depois de acordado Hefestos diz que só libertará a mãe, quando Afrodite tornar sua esposa. Depois de horas Zeus ordena que Afrodite se case com Hefestos, mas Afrodite se-vinga do mesmo traindo-o com inúmeros deuses.

Mais tarde, quando ela o traiu com Ares os dois foram pegos em fina rede confeccionada por Hefestos e com ela envolveu os amantes durante seu encontro para poder mostrá-los assim a todos os deuses do Olimpo, comprovando a traição vergonhosa e expondo-os ao ridículo.

Outras Aparições de Hefesto

Hefestos aparece muito na Mitologia Grega sempre criando obras metálicas para os Deuses sendo para adornar e embelezar, para proteger ou vingar. E foi ele quem fabricou a primeira mulher, Pandora, a pedido de Zeus. Para o rei Minos de Creta ele criou um gigante de bronze para proteger e afastar inimigos da ilha.

Ele também aparece na história de Prometeu, a do nascimento de Atena, a de Aquiles entre outras.

Deixe um comentário