Desde meados dos anos 70s a alimentação natural vem ganhando cada vez mais adeptos ao redor do mundo. O que antes era visto como alternativo e/ou naturalista, hoje em dia é visto como um dos poucos caminhos para prevenção de inúmeras doenças.
Segundo algumas filosofias, a alimentação natural também nos auxilia a preservar nossas saúdes mental, emocional e espiritual. Se você é o que come, com esse tipo de gastronomia todos se tornam pura qualidade de vida.
O que são alimentos naturais?
Primeiramente, a definição de alimentos naturais são aqueles que foram cultivados em um processo agricultor natural, ou seja, sem nenhum tipo de agrotóxico, pesticida ou componente químico, processado o mínimo possível e o mais próximo de sua origem.
São eles: cereais, legumes, frutas, hortaliças, etc., em sua maioria de necessidade vital para o bom funcionamento do corpo humano. Com seus principais princípios ativos sem nenhuma intervenção, seus efeitos sobre o nosso organismo são mais equilibrados e eficientes.
Aos que querem perder peso, esse tipo de alimentação é uma via de mão dupla: ela favorece sua dieta enquanto previne doenças que podem decorrer do excesso de peso, como hipertensão, diabetes, obesidade, problemas respiratórios, alguns tipo de câncer e doenças que atacam os ossos.
Mudança na alimentação
Aderir a uma alimentação saudável e balanceada significa, acima de tudo, uma radical mudança de hábitos: não somente o que você come deve mudar, mas também como come, onde come e quando come.
O comportamento e a postura de cada um durante o ato de se alimentar interfere diretamente no bom funcionamento do metabolismo após àquela refeição.
Os alimentos orgânicos podem apresentar um custo mais alto que os outros, mas manter-se longe de quaisquer riscos à saúde com certeza vale cada centavo. E não só riscos aos humanos devem ser considerados, mas também os riscos que os resíduos químicos apresentam à própria natureza, como a possibilidade de contaminações de espécies raras, rios, mananciais, lençóis freáticos e mais.
A importância dos cereais vegetais na alimentação
Como fonte de energia, para os adeptos dos exercícios físicos, os cereais não têm concorrência. São também grandes fontes de carboidratos, balanceando assim qualquer refeição. Contêm proteínas, vitaminas, minerais, cálcio, zinco e muita fibra, o que traz uma sensação de saciedade e auxilia o emagrecimento.
Estudos apontam que aproximadamente 30% de nossa alimentação diária deveria se voltar para os cereais vegetais.
Conclusão
Ao comprar alimentos orgânicos, preste atenção nas embalagens, rótulos, prazo de validade e informações nutricionais. Os alimentos dessa natureza devem ser armazenados em locais secos e arejados, sem recepção de luz solar e à temperatura ambiente.

Autor do livro Guia do Nerd Curioso. Desde pequeno gosto de desmontar coisas para ver como elas funcionam, hoje transformei isso em profissão e ganho a vida aprendendo e ensinando outras pessoas. Sou professor, escritor e cientista amador.