A culinária japonesa é uma das mais apreciadas do mundo, com seus sabores únicos e frescos. Caracterizada pela utilização de ingredientes de alta qualidade, como peixes, frutos do mar, arroz, legumes e verduras, a culinária japonesa é uma verdadeira viagem gastronômica.
Mas, engana-se quem pensa que a culinária japonesa sempre foi como a conhecemos hoje: baseada em arroz, peixes crus, algumas frituras e o famoso yakissoba. É verdade que, filosoficamente, a arte culinária oriental acredita que devemos consumir nossos alimentos em estado mais natural possível, daí os peixes crus, mas até se estabilizar no modelo atual a gastronomia nipônica passou por profundas transformações diretamente ligadas às transformações políticas e sociais encaradas pelo Japão. Acredita-se que o sushi, por exemplo, só foi incorporado ao cardápio tradicional seis séculos após o nascimento do que se pode chamar de cozinha tradicional japonesa.
O arroz, hoje em dia ingrediente imprescindível na maioria dos pratos conhecidos, só foi incorporado à economia do país por volta do século V d.C., antes disso, nem mesmo o saquê existia. A entrada no arroz no Japão é fruto de intercâmbios com o oriente, e deles também se originaram os famosos “pauzinhos” que os japoneses usam como talher, os hashis.
Cerca de dois séculos depois, a única carne legalizada pelo governo era a carne de peixe. Aves, bovinos e suínos eram proibidos, o que influenciou de forma decisiva o apego cultural à carne marinha. Quando os europeus chegaram ao Japão, alguns anos mais tarde, levaram consigo a religião cristã e a permissão para o consumo de carnes vermelhas, mas este só se popularizou durante a II Guerra Mundial, quando a carne começou a aparecer no cardápio dos soldados para que ficassem maiores e mais fortes para as batalhas.
Na década de 60, durante o período pós-guerra, a culinária estrangeira passou a ser melhor observada pelos japoneses, de onde vieram frios, ovos, leite em pó, frituras e carnes vermelhas. De seus vizinhos chineses, importaram empanados fritos em óleo vegetal, os tempurás, macarrões lámen e o yakissoba. O Japão foi uma das maiores nações em número de restaurantes durante o século XIX, ultrapassando suas duas maiores concorrentes, China e França.
À mesa, os japoneses são exigentes: as regras de etiqueta são comumente seguidas à risca. Ao receber o primeiro prato, é costume que digam itadakimasu (que pode ser traduzido como “eu humildemente o recebo”), então, são oferecidas as toalhas quentes onde se limpam as mãos. A entrada de sopa ou arroz é servida sempre em pequenas tigelas, chamadas chawan, que devem ser seguradas com a mão esquerda, enquanto os hashis, com a direita.
Na hora de beber, não é comum que cada um sirva seu próprio copo, é de bom tom, inclusive, que nunca se deixe o copo dos outros vazios, acontecendo ao longo de toda refeição uma espécie de revezamento entre os que enchem os copos de seus companheiros de mesa.
Principais pratos da culinária japonesa
A culinária japonesa é muito variada, mas alguns pratos são mais populares do que outros. Entre os principais pratos da culinária japonesa estão:
- Sushi: é um prato feito com arroz temperado com vinagre de arroz, coberto com peixe cru, frutos do mar ou vegetais.
- Sashimi: é um prato feito com peixe cru fatiado finamente.
- Tempura: é um prato feito com vegetais ou frutos do mar empanados e fritos.
- Ramen: é uma sopa de macarrão feita com caldo de carne ou frango, vegetais e carne ou frango.
- Udon: é um macarrão grosso feito com farinha de trigo.
- Soba: é um macarrão fino feito com farinha de trigo sarraceno.
- Donburi: é um prato de arroz coberto com carne, frango, frutos do mar ou vegetais.
- Yakisoba: é um macarrão frito feito com molho de soja, vegetais e carne ou frango.
Dicas para preparar pratos japoneses em casa
A culinária japonesa pode parecer difícil de preparar, mas com algumas dicas é possível fazer pratos japoneses deliciosos em casa.
- Use ingredientes frescos: os ingredientes frescos são essenciais para o sabor dos pratos japoneses.
- Siga as receitas à risca: as receitas japonesas são geralmente simples, mas é importante seguir as instruções à risca para obter o melhor resultado.
- Não tenha medo de experimentar: a culinária japonesa é muito versátil e permite que você experimente diferentes combinações de ingredientes.
Gostou de saber mais?
O interesse na gastronomia japonesa, nos últimos anos, principalmente no Brasil, só se intensificou. Atualmente não é difícil aprender mais sobre sua história e preparo, quem dirá apreciar um bom prato.
A culinária japonesa é uma verdadeira viagem gastronômica. Com seus sabores únicos e frescos, a culinária japonesa é uma ótima opção para quem quer experimentar novos pratos!
E, se você tem curiosidade sobre a imigração japonesa no brasil, confira nosso post!

Autor do livro Guia do Nerd Curioso. Desde pequeno gosto de desmontar coisas para ver como elas funcionam, hoje transformei isso em profissão e ganho a vida aprendendo e ensinando outras pessoas. Sou professor, escritor e cientista amador.