Japão

O Japão (em japonês, ? Nippon ou Nihon, literalmente “origem do sol” ou “terra do sol nascente”), é um país do Extremo Oriente, formado por um arquipélago, situando-se ao largo da costa leste da Ásia, inteiramente na zona temperada. Sua área territorial é de 377.815 km², e a densidade média da população (aproximadamente 328 hab./km²) se faz mais impressionante quando se sabe que mais de 70% da superfície do país é constituída de montanhas inabitáveis.

Compreende as quatro grandes ilhas de Honshu, Shikoku, Kyushu e Hokkaido, além de mais de três mil ilhas menores nas adjacências, localizadas entre o Mar de Okhotsk a norte, o Oceano Pacífico a oeste e a sul e o Mar da China Oriental e o Mar do Japão a oeste. Através do Mar do Japão e do Mar de Okhotsk, contacta com a Rússia, o Estreito da Coreia, a sudoeste, fornece ligação à Coreia do Sul, e na extremidade sul das ilhas Ryukyu (Okinawa) aproxima-se de Taiwan.

Sua população, estimada em julho de 2003, era da ordem de 127.214.499 habitantes. A capital é Tóquio, a maior concentração urbana do mundo.

A história do Japão é comumente dividida nos seguintes períodos ou eras:

* Jomon
* Yayoi
* Yamato
* Kofun
* Asuka
* Nara
* Heian
* Kamakura
* Muromachi
* Azuchi-Momoyama
* Nanban
* Edo
* Meiji
* Taisho
* Showa
* Heisei

GEOGRAFIA

O Japão é um país insular que se estende ao longo da costa leste, ou Pacífica, da Ásia. As ilhas principais, de norte para sul, são: Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kyushu. Além destas ilhas maiores, o Japão inclui numerosas ilhas mais pequenas, cerca de 3000, parte das quais constituem as ilhas Ryukyu, que se estendem a sudoeste de Kyushu até perto de Taiwan.

Cerca de 73% do país é montanhoso, com uma cordilheira a ocupar o centro de cada uma das ilhas principais. A montanha mais alta do Japão é o famoso monte Fuji, com 3776 m de altitude.

ECONOMIA
As principais atividades econômicas do Japão circulam entre as ilhas de Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kiushu. Para encurtar a distância entre as ilhas, a engenharia japonesa construiu dois túneis e uma ponte entre Honshu e Kiushu. Entre Honshu e Shikoku, duas grandes pontes também estão sendo construídas e um imenso túnel, com 54 km de extensão, liga Honshu e Hokkaido.

Cerca de 80% do território japonês apresenta relevo montanhoso. As montanhas das ilhas Honshu, Shikoku e Kiushu exibem uma vasta vegetação tropical. A ilha de Hokkaido é coberta por taiga. Essas condições permitiram uma intensa utilização da madeira, inclusive para a construção de embarcações.

Embora a maioria do território japonês apresente relevo montanhoso, a cultura tradicional é a plantação de arroz (rizicultura), mas há muito tempo que o país também se dedica à pesca, explorada simultaneamente por pequenas e grande empresas. Pequenos portos para pesca são encontrados em toda a sua área costeira, principalmente no litoral do Oceano Pacífico, cujas águas são mais piscosas.

Até metade do século XIX, a rizicultura foi a principal atividade econômica do japão. Isso mostra o espírito trabalhador do povo japonês, que ao longo da história precisou conquistar um meio natural inóspito, particularmente para as atividades agrícolas. Apenas 16% do território japonês é formado por planícies, onde a atividade agrícola é mais fácil.

A rizicultura transformou a planície de Kanto na zona mais densamente povoada do país. Isso garantiu um mercado consumidor para a indústria que se estabeleceu na era Meiji.

A ocorrência de quatro estações do ano nitidamente marcadas é responsável pelo fornecimento do calor e da umidade que a cultura do arroz exige. Além disso, o emprego de irrigação constante favorece o seu desenvolvimento.

Mesmo após ter se transformado em um dos países mais industrializados do mundo, o Japão manteve a agricultura como uma de suas mais importantes atividades. Mas os interesses industriais e urbanos cresceram nas áreas que foram tradicionalmente ocupadas por lavouras. A diminuição da área cultivada vem sendo compensada pelo constante aumento da atividade agrícola, isto é, maior produção por área e por pessoa, decorrente da aplicação de técnicas avançadas e de novos instrumentos. Todavia, a atividade agrícola japonesa tem uma importância mais histórica e cultural, por ser possível importar os outros produtos a preços bem mais baixos.

Um dos focos de conflitos diplomáticos no Japão é sua política protecionista. Dentre as principais atividades industriais estão a indústria automobilística (o país é sede mundial, dentre outras, das montadoras Toyota, Honda e Subaru), a indústria eletrônica e de informática, a siderurgia, a metalurgia, a construção naval e química, com destaque para as indústrias com tecnologia de ponta nestes setores.

CULTURA
A cultura japonesa foi historicamente influenciada pelas culturas continentais da Ásia; sobretudo da China, de quem importou, através da Coreia, a escrita (kanji) e o budismo. No último século, a cultura japonesa foi também influenciada pela Europa e pela América. Apesar dessas influências, o Japão gerou um complexo único de artes (ikebana, origami, ukiyo-e), técnicas artesanais (bonecas, objetos lacados, cerâmica), espetáculo (dança, kabuki, noh, raku-go, Yosakoi Soran), música (Sankyoku, Joruri) e tradições (jogos, onsen, sento, cerimônia do chá), além de uma culinária única.

O Japão atual é um dos maiores exportadores do mundo de cultura popular. Os desenhos animados (anime), banda desenhada (mangá), filmes, literatura e música japoneses conquistaram popularidade em todo o mundo, e especialmente nos outros países asiáticos.

Deixe um comentário