Morar na Praia: Quais as Vantagens e Desvantagens?

Morar na praia está no topo da lista de desejos de grande parte dos brasileiros. Já pensou poder curtir a areia e o mar em qualquer horário e dia da semana? A praia será o quintal da sua família! Entretanto morar na praia também traz algumas desvantagens, como a maresia e a grande concentração de pessoas na alta temporada. Nesse conteúdo, vamos elencar as principais vantagens e as desvantagens de morar ou ter uma casa de veraneio na praia. Vamos lá?

Vantagens de morar na praia

Praia como o quintal da sua casa

Ter a praia como a extensão da sua casa não tem preço! Esse imenso e belo “quintal” será a grande sensação dos seus filhos, que poderão aproveitar tanto a areia quanto o mar para brincar, praticar esportes, ficar mais próximo da natureza e aprender a nadar e até surfar!

Qualidade de vida maior

A qualidade de vida das pessoas que moram ou têm uma casa de veraneio no litoral é indiscutível! Poder acordar cedinho e partir para a praia para dar uma caminhada, corrida ou pedalada é uma ótima dica para quem deseja praticar alguma atividade e até mesmo emagrecer! E com um visual nota dez. Xô, estresse!

-> Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre esportes de verão!

Adeus, engarrafamentos!

Quem já ficou por horas parado em um mega engarrafamento sabe como é desgastante ter que sair do sossego da praia e enfrentar a estrada de volta para a sua residência. Já pensou em não ter que voltar para casa após um feriado? Afinal, você já está no seu lugar preferido!

Excelente investimento financeiro

Viver à beira-mar pode ser uma excelente alternativa para garantir o futuro financeiro de sua família, já considerou essa possibilidade? Uma casa na praia é uma maneira de conseguir uma renda extra, alugando o imóvel durante a alta temporada ou em feriadões. Outra alternativa a ser considerada é a possibilidade de a casa na praia ser um investimento de curto ou médio prazo, com potencial de valorização e venda futura por um preço superior ao de aquisição.

Quem mora na praia é mais feliz

Indiscutivelmente, quem mora na praia é mais feliz! A sensação de bem-estar, conforto e de tranquilidade é única. Você não vai se cansar da bela vista e do barulho das ondas do mar. Você poderá apreciar o sol nascendo e se pondo todos os dias. Você e sua família não vão conseguir se imaginar morando em outro lugar!

Desvantagens de morar na praia

Custo de Vida

O custo de vida em cidades litorâneas costuma ser mais elevado em comparação com outras regiões. Imóveis, aluguel, alimentação e serviços em geral podem ser mais caros devido à alta demanda e à infraestrutura necessária para atender aos turistas.

Grande concentração de turistas na alta temporada

Morar na praia é incrível, mas a alta temporada pode ser um desafio. Com tantos turistas, filas e praias lotadas, você e sua família podem se sentir um pouco sufocados.

Maresia

Morar perto do mar pode trazer alguns problemas. A maresia, com seu sal, danifica tudo: carros enferrujam mais rápido, eletrônicos estragam mais cedo, móveis apodrecem e até as paredes sofrem. É um desafio constante para quem vive nessas regiões.

Mas, calma, nem tudo está perdido! Existem cuidados que podem minimizar esses danos, como manter o veículo sempre lavado e bem cuidado. Já para proteger a sua residência, você pode aplicar óleos de peroba em móveis de madeiras e limpar as superfícies com frequência para remover os resíduos de sal deixados pela maresia. Uma alternativa interessante também é aplicar tintas antioxidantes em portões e grades. O que não faltam são dicas na internet para evitar que a sua casa e o seu automóvel não sofram tanto com os efeitos da maresia.

Gostou das dicas?

Morar na praia é um sonho para muitos, mas é importante estar preparado para os desafios e aproveitar ao máximo todas as oportunidades que essa nova fase da vida oferece. Com planejamento, organização e uma mente aberta, você pode construir uma vida feliz e realizada na praia!

Deixe um comentário