Contar com uma varanda arborizada é uma ótima maneira de deixar o apartamento mais agradável e aconchegante. Porém, muitas pessoas acabam esbarrando em algumas dificuldades, como o tamanho do espaço e, principalmente, na dúvida sobre quais plantas para varanda ideais e como mante-las saudáveis, especialmente no verão.
Se você sempre quis ter um espaço com uma pitada de natureza, mas não sabia como escolher as plantas para varanda, confira nossas sugestões de espécies e cuidados para transformar esse desejo em realidade!
As melhores plantas para varanda
Um dos pontos fundamentais para transformar essa área em um local mais cheio de vida e que proporcione sensações de tranquilidade e conforto é escolher as plantas para varanda corretamente. Dessa forma você consegue criar um espaço agradável e ao mesmo tempo de fácil manutenção.
De forma geral, a maioria delas pode ser classificada em espécies de:
- sombra;
- meia-sombra;
- e sol.
Portanto, no verão o ideal é contar com aquelas de meia-sombra e sol, pois são mais resistentes ao calor e aos raios UV. Abaixo você conhece algumas dicas de espécies perfeitas para colorir sua varanda na estação mais quente do ano!
Primavera
A primavera (cujas variações são Bougainvillea spectabilis e Bougainvillea glabrabonita) pode ser resumida como uma união perfeita entre beleza e resistência. Isso porque essa planta de sol pleno resiste à maresia, aos ventos fortes, ao calor e às mudanças de temperatura conservando seu visual com folhas brácteas em tom violeta.
Regada a cada quinze dias, ela pode ser cultivada tanto em vasos quanto em forma de arbusto, em um painel, por exemplo.
Árvores frutíferas
Já quem quer variar e ter plantas diferentes nessa área do apartamento pode apostar em árvores frutíferas para compor o pequeno jardim. A jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) e a pitangueira (Eugenia uniflora) são bastante resistentes e frutificam nos vasos, dando um volume muito bonito ao pequeno jardim.
Outras opções de plantas
Além das dicas acima, você também pode optar por camélia e lança-de-são-jorge; para espaços mais amplos, aposte em moréia e jasmim-do-cabo (gardenia).
Como aproveitar melhor o espaço com as plantas para varanda
Uma ótima tendência para a decoração de um jardim na varanda é apostar em vasos suspensos e em painéis horizontais nas paredes. Criando os chamados jardins verticais, você consegue otimizar os espaços e, além disso, deixar o local leve e com um clima agradável.
Para esse tipo de decoração a dica é escolher espécies como samambaia e outras similares que transbordam do ambiente em que estão plantadas. Além disso, também é uma ótima ideia ter vasos suspensos com folhas ou flores bem coloridas. Alguns exemplos são: flor-batom, brinco-de-princesa e a columéia-peixinho.
Por que ter plantas na varanda?
Imagina acordar e tomar café da manhã rodeado de verde? Além de lindo, isso traz uma série de benefícios:
- Benefícios para a saúde: sabia que plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar? Respirar um ar mais puro faz toda a diferença para o seu bem-estar físico.
- Bem-estar emocional: ter contato com a natureza reduz o estresse e aumenta a sensação de calma. Já imaginou relaxar na sua varanda, cercado por plantas? É puro relaxamento!
- Estética e decoração: plantas são elementos decorativos versáteis. Elas podem transformar uma varanda simples em um espaço cheio de charme e personalidade.
Gostou das dicas?
Com essas sugestões de espécies e dicas sobre como aproveitar o espaço disponível da melhor forma possível, você já tem um ótimo começo para decorar a varanda do seu apartamento com plantas lindas e resistentes. Assim, seu verão ficará ainda mais cheio de vida, natureza e bem-estar!
Com um pouco de carinho e dedicação, você vai transformar sua varanda em um verdadeiro refúgio verde. Aproveite esse espaço para relaxar, curtir a natureza e deixar sua casa ainda mais bonita!
E, se você tiver interesse, não deixe de ler nosso conteúdo sobre como comprar apartamento próprio!

Autor do livro Guia do Nerd Curioso. Desde pequeno gosto de desmontar coisas para ver como elas funcionam, hoje transformei isso em profissão e ganho a vida aprendendo e ensinando outras pessoas. Sou professor, escritor e cientista amador.