Quem sofre com dores abdominais sabe que elas podem atrapalhar a rotina e causar um desconforto por muito tempo. Mas, você pode seguir algumas dicas para evitar dor abdominal ou aliviar.
A dor abdominal é um sintoma comum que afeta pessoas de todas as idades e origens. Ela pode ser causada por diversos fatores, desde problemas digestivos até infecções, estresse e até mesmo gravidez. E, embora nem toda dor abdominal seja motivo de preocupação, é importante saber como identificar os tipos de dor que podem indicar problemas mais graves e como evitar dor abdominal.
Causas comuns de dor abdominal:
- Problemas digestivos: Indigestão, azia, refluxo ácido, gastrite, úlceras, constipação, diarreia, síndrome do intestino irritável (SII), doença celíaca, doença de Crohn.
- Infecções: Gastroenterite viral (“gripe intestinal”), intoxicação alimentar, infecções urinárias, apendicite.
- Outras causas: Cálculos biliares, pancreatite, hérnia, endometriose, gravidez ectópica, distúrbios musculares, ansiedade, estresse.
Como evitar dor abdominal
1 – Cuidar da alimentação
A forma como você se alimenta também pode causar dores abdominais e outros distúrbios da motilidade intestinal. Exagerar em alguns alimentos e substâncias, ou, do contrário, não ingerir certos nutrientes tem o poder de fazer as dores abdominais aparecerem.
Consumir alimentos ricos em fibras como frutas, legumes, verduras, grãos integrais e evitar alimentos gordurosos, processados e industrializados. Tente reduzir o consumo de café e álcool.
Inclua mais água na dieta!
2 – Relaxar
Sabia que o estresse e ansiedade geram desconforto abdominal? Eles podem aumentar a movimentação dos músculos dos órgãos da região abdominal, causando espasmos e sensação de dor. Procure praticar atividades relaxantes, que lhe tragam bem-estar, atividades aeróbicas (como dança, por exemplo), manter a calma e realizar exercícios de respiração.
3 – Praticar Yoga
A yoga tem grande potencial para evitar dor abdominal:
- diminui as contrações musculares dos órgãos do abdômen;
- massageia esses órgãos internos, relaxando-os.
4 – Praticar atividades físicas
A seratonina tem o potencial de diminuir as dores abdominais e prevenir o seu surgimento. Então, pratique atividades físicas que estimulem a liberação do neutrotransmissor.
Consulte um médico se:
- A dor for intensa ou persistente.
- Você tiver outros sintomas como febre, náuseas, vômitos, diarreia sanguinolenta, rigidez abdominal ou dificuldade para respirar.
- Você estiver preocupado com a sua saúde.
Lembre-se: A dor abdominal é um sintoma comum, mas pode indicar problemas de saúde mais graves. É importante saber como identificar os tipos de dor que podem ser preocupantes e como preveni-las. Adotando um estilo de vida saudável e gerenciando o estresse, você pode reduzir o risco de sofrer de dores abdominais.
Este guia fornece informações gerais e não substitui a consulta médica. Se você estiver com dor abdominal, consulte um médico para obter um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Gostou das dicas?
Ao seguir as dicas acima, você pode reduzir significativamente o risco de sofrer de dor abdominal. É importante lembrar que, se a dor for intensa, persistente ou acompanhada de outros sintomas como febre, sangue nas fezes ou vômitos, é fundamental consultar um médico para identificar a causa e receber o tratamento adequado.
Ao adotar um estilo de vida saudável, com uma alimentação balanceada, prática regular de exercícios físicos e controle do estresse, você estará cuidando da sua saúde digestiva e prevenindo a dor abdominal, contribuindo para uma vida mais feliz e com mais qualidade.
Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre tipos de dor de cabeça!

Autor do livro Guia do Nerd Curioso. Desde pequeno gosto de desmontar coisas para ver como elas funcionam, hoje transformei isso em profissão e ganho a vida aprendendo e ensinando outras pessoas. Sou professor, escritor e cientista amador.