Você já deve saber que as dores de cabeça podem surgir devido a vários fatores, da alimentação a doenças¹. Todas essas possíveis causas misturadas ao misticismo deram origem a muitos mitos, alguns fundamentados, outros nem tanto. Para acabar com o mistério, separamos 6 mitos e verdades sobre dor de cabeça que são populares para te explicar!
Tipos de dor de cabeça
Antes de irmos para os mitos e verdades sobre dor de cabeça, vamos conhecer e entender melhor alguns tipos comuns:
- Tensão: É a mais frequente, causando aquela sensação chata de pressão na cabeça. Geralmente, está associada a estresse, má postura, cansaço visual ou falta de sono.
- Enxaqueca: Considerada a rainha das dores de cabeça, é bem mais incapacitante. Caracteriza-se por dor pulsátil intensa, em um lado só da cabeça, podendo vir acompanhada de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz e ao som.
- Sinusal: Surge devido à inflamação dos seios da face. Além da dor de cabeça, costuma causar congestão nasal, dor facial e sensação de pressão no rosto.
- Refluxo: Azia e dor de cabeça na parte de trás da cabeça podem ser indícios de refluxo gastroesofágico.
-> Se quiser entender mais sobre o assunto, leia nosso conteúdo sobre os tipos de dor de cabeça!
Mitos e verdades sobre dor de cabeça
1 – Sinusite e dor de cabeça tem relação?
Um dos mitos e verdades sobre dor de cabeça mais comuns. E a resposta é: Tem sim! Um dos sintomas mais comuns e recorrentes da sinusite são as dores de cabeça, além de congestão nasal e tosse. Essa dor de cabeça é caracterizada por causar uma sensação de pressão no rosto, principalmente atrás e ao redor dos olhos². Fique atento aos sintomas e na dúvida, procure um médico!
2 – Vinho pode dar dor de cabeça?
Em alguns casos, sim. Isso porque os vinhos, principalmente os tintos, contam com alguns ingredientes que podem levar à dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro, principal causa para o aparecimento da dor de cabeça. Mas, o surgimento ou não dessa dor de cabeça vai depender da quantidade de vinho ingerida e da sua predisposição a dores de cabeça³. Na dúvida, é melhor não exagerar! 😉
3 – Ficar sem comer dá dor de cabeça?
Verdade. Passar longos períodos sem comer pode ocasionar, sim, dor de cabeça. Isso acontece por causa do baixo nível de glicose na corrente sanguínea (hipoglicemia)⁴. Evite passar muito tempo sem comer e quando bater aquela dor de cabeça, quem sabe um lanchinho não te ajude?
4 – Beber ou não café?
Depende do seu caso. Por se tratar de um estimulante do Sistema Nervoso Central, a cafeína pode contrair as artérias cerebrais e causar uma sensação de aperto. Mas, isso não é regra e depende muito da tendência de cada pessoa³.
Inclusive, sabia que algumas pessoas podem sentir dor de cabeça ao eliminarem o cafezinho da dieta? Isso porque a cafeína funciona como uma droga em nosso organismo e a sua retirada total pode ser um fator desencadeante para a vasodilatação dos vasos sanguíneos, o que causa a dor de cabeça³. O melhor é ficar de olho para descobrir a quantidade ideal para você: nem de mais, nem de menos.
5 – Mulheres que lavam o cabelo no período menstrual têm mais dor de cabeça?
Não! Lavar ou não o cabelo não tem a ver com a dor de cabeça. O que acontece é que dor de cabeça e o período menstrual é que tem relação: devido às oscilações hormonais, as mulheres ficam mais suscetíveis a terem dor de cabeça cerca de uma semana antes ou depois do primeiro dia da menstruação⁵.
6 – A alimentação interfere na dor de cabeça?
Sim, e muito! Devido a alguns aminoácidos presentes em sua composição, alimentos como cerveja, queijos, frutas cítricas e chocolate podem causar uma dor de cabeça daquelas. Isso porque esses aminoácidos podem contrair ou dilatar os vasos arteriais do cérebro, que são as principais causas para as dores de cabeça³.
Tinha dúvida sobre esses mitos e verdades sobre dor de cabeça?
A dor de cabeça, apesar de ser um sintoma incômodo, nem sempre é motivo de preocupação. Ao entender as diferentes causas, adotando hábitos saudáveis e praticando o autocuidado, é possível controlar a dor de cabeça e ter uma melhor qualidade de vida.
Lembre-se, você não precisa conviver com a dor de cabeça de forma passiva, busque ajuda médica sempre que necessário. Com o conhecimento certo e atitudes proativas, você poderá vencer a dor de cabeça e retomar o controle da sua saúde.
Referências:
- Zukerman E, Fernando M, Peres P, Kaup AO. Como Diagnosticar e Tratar Enxaqueca. RBM [Internet]. [Acesso em 2015 dez 01]. Disponível em: < http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=395 >.
- Antunes ML, Ganança FF. Como Diagnosticar e Tratar Sinusite Aguda. RBM [Internet]. [Acesso em 2015 dez 01]. Disponível em: < http://www.moreirajr.com.br/revistas.asp?fase=r003&id_materia=1372 >.
- Neves IAN. Relação entre hábitos alimentares e enxaqueca [Dissertação]. Brasília: Centro Universitário de Brasília; 2013.
- Petroianu A, Soares ARG, Rocha CG, Souza CM, Cardoso FA, Silva ML. Relação entre enxaqueca, diabetes mellitus e exercício físico. Medicina (Ribeirão Preto). 2000; 33(4):515-19.
- Miziara L, Bigal ME, Bordini CA, Speciali JG. Cefaléia Menstrual: Estudo semiológico de 100 casos. Arq Neuropsiquiatr. 2003;61(3-A):596-600.

Autor do livro Guia do Nerd Curioso. Desde pequeno gosto de desmontar coisas para ver como elas funcionam, hoje transformei isso em profissão e ganho a vida aprendendo e ensinando outras pessoas. Sou professor, escritor e cientista amador.