Sorvete dá Dor de Cabeça? Saiba a Resposta

Quase todo mundo adora sorvete, principalmente quando o verão chega e junto com ele o calor. A sensação térmica aumenta e tudo o que mais queremos é uma maneira de nos refrescar. E lá está um querido sorvete nos esperando. Em um primeiro momento: hummmm… Delícia! Mas, em seguida, muitas pessoas sentem uma sensação estranha na cabeça, uma dor repentina e vem a dúvida: sorvete dá dor de cabeça? Será que o sorvete é o vilão da história?

A chamada “cefaleia do sorvete” é uma condição bem real e vamos te explicar tudo sobre ela neste artigo!

Por qual motivo o sorvete dá dor de cabeça?

Esse tipo de dor de cabeça bem peculiar e desconhecida por muitas pessoas: a cefaléia por estímulo frio. Ela pode ser provocada de duas maneiras: por exposição ao frio ou pela ingestão de algum alimento gelado¹ (exemplo quando o sorvete dá dor de cabeça).

A ciência por trás da dor

Você já se perguntou por que algo tão gostoso pode causar dor? como o sorvete dá dor de cabeça? A ciência tem algumas teorias para explicar esse fenômeno. Vamos dar uma olhada no que acontece lá dentro!

A teoria da vasoconstrição

A teoria mais aceita é a da vasoconstrição. Quando ingerimos algo muito gelado, ele entra em contato com o céu da boca, região rica em vasos sanguíneos. Esse contato brusco com o frio provoca uma contração repentina desses vasos. Imagine apertar uma mangueira de jardim: a água flui com menos força. Da mesma forma, o sangue flui com menos intensidade para a cabeça.

O papel do nervo trigêmeo

Essa diminuição do fluxo sanguíneo é temporária, mas o corpo reage rapidamente. Logo em seguida, ocorre uma dilatação brusca dos vasos sanguíneos para compensar a restrição inicial. É nessa “volta por cima” dos vasos que entra em cena o nervo trigêmeo, responsável pela sensibilidade facial, incluindo a cabeça. A dilatação repentina comprime o nervo, gerando o sinal de dor que sentimos.

Por dentro do nosso corpo

Nosso organismo é um sistema complexo: cada órgão possui terminações nervosas e funções específicas, que são capazes de desencadear diversos efeitos pelo corpo. Os mecanismos fisiológicos que causam a cefaleia por ingestão de alimento gelado ainda não foram totalmente esclarecidos¹.

O que se sabe é que baixar a temperatura provoca a sensação de frescor, que é convertida em “frio” ou “gelado” em uma redução mais intensa da temperatura. Temperaturas abaixo de 15º – 20ºC podem facilmente despertar dor. Isso porque a sensação fria é mediada por receptores cutâneos específicos e por fibras nervosas que podem projetá-la para dentro do nosso sistema nervoso¹.

Como ter certeza que não é outro tipo de dor de cabeça?

A cefaleia pela ingestão de estímulo frio, exemplo de como o sorvete dá dor de cabeça, possui características de fácil distinção das demais:

  • ocorre logo quando ingerimos um alimento com temperatura muito baixa¹;
  • a dor é aguda, na região frontal (no meio da testa) e não pulsátil¹;
  • não é incapacitante¹, ou seja, não atrapalha atividades de rotina;
  • possui curta duração¹: desaparece rapidamente após a ingestão alimento gelado.

-> Se você tem dúvidas se cafeína causa enxaqueca, confira nosso conteúdo!

Como evitar essa dor de cabeça repentina e desagradável?

Para algumas pessoas, essa sensação é extremamente incomoda, por isso chegam até a evitar alimentos muito gelados e acabam ficando longe de sorvetes, picolés, milkshakes… Mas, convenhamos: ficar sem tanta coisa boa não dá, ainda mais quando estamos falando de sorvete! Por isso, existem algumas estratégias para minimizar o risco da dor:

Moderação é a chave

Evite exagerar na quantidade de sorvete ingerida de uma só vez. Dê preferência a porções menores e saboreie com calma. Imagine que, dessa forma, você prolonga o prazer e evita o choque térmico intenso.

Evite golpes de frio

Em vez de engolir o sorvete rapidamente, deixe-o derreter um pouco na boca antes de engolir e faça a ingestão mais devagar desse e outros alimentos ou bebidas que tenham temperatura baixa. Isso deve evitar o desencadeamento da dor¹.

Entendeu porque que o sorvete dá dor de cabeça?

A cefaleia do sorvete é uma condição chata, mas felizmente passageira. Saber como ela surge e adotar algumas estratégias simples pode te ajudar a curtir o seu sorvete preferido sem dor de cabeça. Então, não deixe de se refrescar com essa delícia gelada, mas lembre-se de saboreá-la com moderação e cautela.

Referência:

  1. Oliveira DA, Valença MM. Cefaleia atribuída à ingestão ou inalação de estímulo frio: revisão de literatura. Migrâneas cefaleias 2009; 12(3): 131-137

Deixe um comentário