Tipos de Dengue: Entenda o Assunto e os Cuidados

A dengue é uma doença caracterizada com febre, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, uma das mais comuns e recorrentes doenças causadas por mosquitos¹. A dengue é gerada pelo vírus do gênero Flavivirus, que possui quatro variações. Existem dois tipos distintos da doença: a dengue comum e a dengue hemorrágica (DH)². Continue no post e entenda sobre os tipos de dengue.

Múltiplos vírus para uma mesma doença

Mosquito que transmite a dengue

Os tipos de vírus da dengue são chamados de sorotipos DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, sendo que até hoje, no Brasil, só se registraram grandes casos dos sorotipos 1, 2 e 3. Por isso, a proliferação da doença é tão fácil, já que há uma grande variedade do vírus que a causam.

Além disso, a infecção por um dos sorotipos do vírus da dengue confere imunidade somente para aquele sorotipo específico². Ou seja, mesmo após se curar de um tipo do vírus da dengue, a pessoa ainda pode se infectar com outros tipos do vírus.

As variações do vírus apresentam sintomas muito parecidos e podem se transformar em uma dengue hemorrágica, embora sejam constituídos de substâncias diferentes². Isso dificulta a elaboração de uma vacina, por exemplo.

Os tipos de dengue

Dengue

A forma mais comum é a sua versão mais “branda”. A Organização Mundial de Saúde (OMS) a define como uma enfermidade febril de início agudo, ou seja, uma doença que causa febre alta repentinamente com duração de 2 a 7 dias. Além da febre, também apresenta dois ou mais dos seguintes sintomas:

  • cefaléia,
  • dor retroorbital (dor atrás dos olhos),
  • mialgia/artralgia (dor nos músculos e nas articulações, respectivamente),
  • exantema (manchas na pele);
  • petéquias com prova do laço positiva (surgimento de pontos vermelhos na pele)².

Hemorragias e sangramentos não são comuns na dengue normal².

Dengue hemorrágica (DH)

Essa é uma manifestação mais grave da dengue, causada principalmente quando alguém que já foi infectado por algum dos sorotipos da doença acaba sendo infectado por outro sorotipo². Seu diagnóstico é dificultado porque o início é muito parecido com o da dengue comum: febre repentina durante 2 a 7 dias e outros sintomas idênticos¹ ².

No entanto, a dengue hemorrágica, como o nome indica, apresenta fenômenos hemorrágicos (desde sangramentos na gengiva até sangramentos no intestino), hepatomegalia (inchaço no fígado) e insuficiência circulatória (quando o sangue não consegue levar o oxigênio para os tecidos)¹. Esse quadro pode se manifestar de forma muito rápida e súbita². Por isso, é muito importante procurar um médico logo que houver suspeita. Assim, o tratamento é iniciado o mais rápido possível, evitando que a dengue se complique e vire uma dengue hemorrágica.

Diferenças entre os tipos de dengue

Os diferentes tipos de dengue causam sintomas semelhantes, mas existem algumas diferenças entre eles.

  • DEN-1: é o tipo de dengue mais comum. Os sintomas geralmente são leves e duram de 3 a 7 dias.
  • DEN-2: é o tipo de dengue que causa os sintomas mais graves. As hemorragias são mais comuns em casos de dengue DEN-2.
  • DEN-3: é o tipo de dengue que causa os sintomas mais prolongados. Os sintomas podem durar até 10 dias.
  • DEN-4: é o tipo de dengue que causa os sintomas mais inespecíficos. Os sintomas podem ser semelhantes aos de outras doenças, como gripe ou resfriado.

Prevenção da dengue

Mosquito da dengue picando uma pessoa

A melhor forma de prevenir os tipos de dengue é evitar a picada do mosquito Aedes aegypti. Para isso, é importante:

  • Eliminar os criadouros do mosquito, como água parada em pneus, garrafas, vasos de plantas e outros recipientes.
  • Usar repelente de insetos sempre que estiver ao ar livre, principalmente durante o dia.
  • Manter as janelas e portas fechadas, principalmente durante a noite.

Tratamento da dengue

O tratamento da dengue é sintomático. Isso significa que o tratamento é voltado para aliviar os sintomas da doença. Os medicamentos mais comuns utilizados no tratamento da dengue são:

  • Antitérmicos: para baixar a febre.
  • Analgésicos: para aliviar a dor.
  • Anti-histamínicos: para aliviar a coceira.
  • Em casos de dengue hemorrágica, o tratamento é mais complexo e pode envolver a internação do paciente.

Conhecia os tipos de dengue?

A dengue é uma doença grave que pode causar complicações graves, inclusive a morte. É importante conhecer os tipos de dengue para saber como se proteger da doença e como tratar os sintomas!

Tem dúvidas sobre outras doenças, como diabetes, por exemplo? Então confira nossos outros posts!

Referências:

  1. Dengue: aspectos epidemiológicos, diagnóstico e tratamento / Ministério da Saúde, Fundação Nacional de Saúde. – Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2002. 20p.: il. – (Série A. Normas e Manuais Técnicos, nº 176).
  2. Singh S, Kissoon N, Bansal A. Dengue e dengue hemorrágico: aspectos do manejo na unidade de terapia intensiva. Jornal de Pediatria. 2007; 83(2):22-35.

Deixe um comentário